SEJA UM SEGUIDOR MEU

VENHAM PARTICIPAR DO MEU CANTINHO, E SEJA UM SEGUIDOR MEU, AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR UM POUQUINHO DE CADA TEMA.

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

São Basílio Magno - Dia 2 de Janeiro

1- A família e a formação

Basílio nasceu em Cesareia, capital da Capadócia,
Ásia Menor no seio de uma família profundamente cristã.
Seu pai era São Basílio o velho, e sua mãe, Santa Emélia.
Estudou em Constantinopla e Atenas.
Entre seus nove irmãos figuraram:
Santa Macrina a jovem e São Pedro de Sevaste.
Como seus colegas de estudo teve o futuro imperador apóstata,
também capadócio e seu amigo inseparável,
que escreveu sobre os dois:
"conhecíamos apenas duas ruas na cidade:
a que conduzia à Igreja e a que nos levava à escola".
***
2- A etapa do monaquismo

Terminando seus estudos, Basílio retornou à Cesarea,
sendo batizado e se determinando a seguir a pobreza evangélica.
Visitou e estudou nos mosteiros do Egito, Palestina, Síria e Mesopotâmia.
Em seguida morou em uma estalagem na região do Ponto,
perto do rio Íris,
entregando-se a uma vida solitária de oração e estudo,
e formando o primeiro mosteiro da Ásia Menor.
***
3-As controvérsias teológicas

A heresia ariana naquela época estava no ápice,
sendo que os ortodoxos eram perseguidos pelos hereges.
Basílio foi ordenado diácono e sacerdote na Cesareia em 363,
mas se retirou para o Ponto para evitar conflitos com o arcebispo Eusébio.
Em 365 seu amigo Gregório Nazianzo retirou Basílio de seu retiro,
e em 370, quando o arcebispo Eusébio morreu,
deixando vaga a sede arcebispal, Basílio foi eleito para ocupá-la.
Com a morte de Santo Anastácio, pouco depois,
Basílio passou a ser o último defensor da ortodoxia no oriente,
morrendo em 1o de Janeiro de 379, aos 49 anos.
Dedicou as suas maiores energias a defender
a doutrina da consustancialidade do Verbo,
definida solenemente no Concilio de Nicea (325).
Por este motivo sofreu muitos ataques dirigidos pelos arianos
e pelas autoridades imperiais, que queria, impor a doutrina de Arío.
contribuiu de maneira decisiva na tarefa de precisão conceptual
dos termos com os quais a Igreja viria a expor o dogma trinitário,
preparando, desta maneira,
que enunciou de forma definitiva a doctrina sobre a Santíssima Trindade.
Sua produção literária compreende trabalhos dogmáticos,
ascéticos, pedagógicos e litúrgicos.
A ele se deve a fixação definitiva
de uma das mais conhecidas liturgias (missas) orientais:
Junto com São Gregorio Nazianzo,
escreveu duas Regras que tiveram um influxo decisivo
na vida monástica do Oriente cristão.
Sobre ele, assim se manifestou o Papa Bento XVI:
«Na realidade, São Basílio criou uma vida monástica muito particular:
não fechada à comunidade da Igreja local,
mas aberta a ela.
Seus monges formavam parte da Igreja particular,
eram seu núcleo animador que,
precedendo aos demais fiéis no seguimento de Cristo e não só da fé,
mostrava sua firme adesão a
Cristo - o amor a ele -,
sobretudo com obras de caridade.
Estes monges, que tinham escolas e hospitais,
estavam ao serviço dos pobres;
assim mostraram a integridade da vida cristã.»
O Servo de Deus João Paulo II,
falando da vida monástica, escreveu:
«Muitos opinam que essa instituição tão importante
em toda a Igreja como é a vida monástica ficou estabelecida,
para todos os séculos, principalmente por São Basílio ou que,
pelo menos, a natureza da mesma não teria ficado
tão propriamente definida sem a sua decisiva aportação.»

Nenhum comentário: