SEJA UM SEGUIDOR MEU

VENHAM PARTICIPAR DO MEU CANTINHO, E SEJA UM SEGUIDOR MEU, AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR UM POUQUINHO DE CADA TEMA.

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Menino Jesus

A gente corre o ano inteiro.
Voa em foguete.
Transplanta coração.
Veste tergal ou de esporte.
Protesta. Faz barulho.
Guerreia, agride e perdoa.
Torce pelo time e joga na loteria.
Lê jornal, escuta rádio e olha televisão.
E quando vê, termina de novo
diante de um presépio, olhar comovido.
E uma ternura imensa
molhando a alma da gente.
E quando chega aquela noite feliz,
que vontade de abraçar todo mundo,
esquecendo mágoas, ofensas, dissabores.
Quando chega aquela noite feliz,
que vontade de quebrar todos os muros
que separam os homens,
todo mundo de coração-menino,
gritando com alegria e deslumbramento:

**
-É aqui, gente. Achamos o grande tesouro!
Achamos D E U S, AMIGO DA GENTE.
**
(Pe. R. Schneider)

Integração



O meu sim é diferente do seu,
assim como a sua história é diferente
da minha...
-Como está a nossa parceria?
Não viemos ao mundo por acaso,
simplesmente por vir.
Temos um lugar a ocupar,
um papel à nossa espera,
uma visão a cumprir.
Um apelo é feito a cada instante
e a nossa resposta é urgente e inadiável,
única e singular.
Esta é a responsabilidade de cada um:
a certeza de que somos insubstituíveis,
na íntegra,
porque ninguém é igual a ninguém,
pessoa alguma é igual a você.
O meu sim é diferente do seu,
assim como sua história é diferente
da minha.
O meu temperamento é único, como únicos,
a sua concepção de vida e sua visão do mundo.
A sua maneira de ser é só sua
e você pode decidir de um modo ímpar,
em relação ao todo.
Mas, embora únicos, não vivemos separados.
Fazemos parte de um bloco,
uma gigantesca engrenagem,
que depende de cada um, isoladamente.
Há uma ligação constante e permanente,
de cada um com o todo.
O mundo, a humanidade,
dependem da minha decisão, da sua ação:
do meu espírito, de sua inteligência,
do meu otimismo, da sua compreensão,
do seu amor.
Se você se esquivar,
se você negar a sua parte,
haverá uma lacuna e ninguém poderá
preenchê-la.
O que é seu,
só você mesmo pode dar.
Porque você é o único.
O mal do nosso tempo,
é acusar o mundo e a humanidade,
como se não fizéssemos parte deles
e fôssemos tão somente simples espectadores.
O mundo somos nós.
Nós somos a humanidade.

**
(Desconheço o Autor)

Feliz Natal



Se tens amigos, busca-os!
O Natal é encontro.
Se tens inimigo, reconcilia-te!
O Natal é Paz.
Se tens pobres ao teu lado, ajuda-os!
O Natal é dom.
Se tens soberba, sepulta-a!
O Natal é humildade.
Se tens dívidas, paga-as!
O Natal é justiça.
Se tens pecado, converte-te!
O Natal é graça.
Se tens tristeza, reaviva a tua alegria!
O Natal é gozo.
Se estás no erro, reflete!
O Natal é verdade.
Se tens ódio, esquece-o!
O Natal é amor.

**

(Movimento Mãe Rainha)

"Encontro"



É bom demais saber se encontrar...
"A vida é a arte do encontro, embora haja
tanto desencontro pela vida!"...(V.de Morais)
O sorriso que se troca,
o brilho que vem dos olhos,
a simplicidade do que se pede,
a pobreza do que se troca,
o conteúdo do que se dialoga,
a própria velocidade do ato de encontrar,
como tudo isso é forte, impressionante, alegre...
quando alguém realizou a experiência do encontro...
Por que e para que pensar em tempo longo ou curto...
quando a felicidade do se encontrar
parece eterna?
Então não conta.
Realmente é só para quem não ama nem experimenta
o encontro...,só para esse o tempo de se encontrar
"tem que ser longo!"
Todo amigo verdadeiro não quer nunca se separar.
Mas, na rapidez de qualquer encontro,
não transforma o relógio em absoluto!
Afinal, quem marca e determina o tempo de uma
entrevista (o que não significa "encontro"!)
são os profissionais de entrevistas e aberturas
de coração".
Onde o profissionalismo entra, se entra sozinho,
desaparece a capacidade de fazer comunhão.
Então... "o relógio marca..."
E agora, meu amigo?...
Senhor e Pai, bom mesmo é o Senhor que não usa
relógio e nem usa tempo!
Bom mesmo é o Senhor que não vê nem onde,
nem quando buscar o homem para salvá-lo!
Bom mesmo é o Senhor em quem o ser se identifica
com o agir!
Bom mesmo é o Senhor que é "feito" só de eternidade!
Ensine-nos a "sua técnica" de encontrar o outro!
Ensine-nos o uso do tempo e do espaço que é
"aprendizado" de eternidade.
De modo que, não tendo pressa em encontrá-lo,
saibamos nos encontrar mutuamente
e vier a dimensão da fraternidade,
única capaz de tornar o homem e os homens felizes.

**

(Desconheço o Autor)

Psicologia - Educação



Os que estão no caminho da instrução,
aprenderão a ensinar, ensinando.
Não há método mais certo, desde que acompanhado
por um profundo amor,
pessoal, mas ao mesmo tempo impessoal,
aos que serão ensinados.
Acima de tudo,
considere o estímulo ao espírito grupal,
pois essa é a primeira expressão do verdadeiro amor.

**

Ao ensinar crianças até quatorze anos é necessário
ter em mente que elas estão focalizadas nas emoções.
Elas precisam sentir, e sentir com exatidão,
a beleza, a força e a sabedoria.
Não se deve exigir que racionalizem antes disso,
mesmo que mostrem evidência em poder fazê-lo.
Depois dos quatorze anos, e durante a adolescência,
sua resposta mental à verdade deverá ser estimulada,
para tratarem dos problemas que se apresentem.
Mesmo que essa capacidade não esteja presente,
um esforço deveria ser feito para despertá-la.

**

Sempre que abordados por uma criança,
podemos ir ao encontro da sua inteligência incipiente,
respondendo-a através da constante indagação:
Por que? ; Por que você pergunta isso?
Por que é assim?
colocando-lhe, dessa forma,
a responsabilidade das respostas às perguntas
por ela formuladas e, ao mesmo tempo,
sutilmente deixando a solução cair na sua mente em
desenvolvimento.
Este processo poderá começar no quinto ano de vida;
a inteligência indagadora (que é própria da criança)
será sempre levada pelo educador à posição da busca interior,
não à exigência exterior de uma resposta que pode ser
memorizada e que se baseia na autoridade
da pessoa mais velha.
As crianças que têm nascido ultimamente,
normal e naturalmente respondem a essa evocação
do elemento mental.

**

A verdadeira educação é a ciência de unir as partes
integrais do homem e também de ligá-lo,
por sua vez, ao seu ambiente imediato,
e daí ao todo maior,
no qual terá de desempenhar seu papel.
Cada aspecto, visto como um aspecto inferior,
pode ser simplesmente a expressão do superior seguinte.
Nesta frase expressei uma verdade fundamental
que engloba não somente o objetivo,
mas também o problema ante todos os interessados
em educação.
Este problema é avaliar com precisão o centro ou foco
da atenção de um homem,
e indicar onde a consciência está primordialmente
centrada.
Ele deve, então, ser treinado de tal maneira
que uma mudança daquele foco para um veículo
superior seja possível.
Podemos também expressar essa idéia de uma maneira
igualmente verdadeira dizendo que o veículo que parece
de suprema importância pode tornar-se,
e deveria tornar-se,
de importância secundária à medida que se transforma,
simplesmente,
no instrumento daquele que lhe é superior.
Se o corpo astral (emocional) é o centro da vida da
personalidade,
então o objetivo do processo educacional imposto à matéria
será fazer da natureza mental o fator dominante,
e o corpo astral, por isso,
torna-se aquele que é impressionado e sensibilizado
pelas condições ambientais, porém,
sob o controle da mente.
Se a mente é o centro da atenção da personalidade,
então a atividade da alma precisa ser trazida à
expressão mais completa:
e o trabalho assim prossegue, continuamente,
o progresso se processando passo a passo,
rumo a níveis mais amplos de consciência.

Algumas Sugestões Para Aqueles Que Lidam Com Crianças

Construa, no ambiente onde se desenvolve a criança,
uma atmosfera de confiança, amor, atividade ordenada,
paciência, compreensão e humor.
**
Considere-a como indivíduo, um ser espiritual,
temporariamente sob sua custódia.
Procure ficar imparcial, para perceber a
necessidade de cada momento.
**
Elimine algumas palavras de seu vocabulário,
como por exemplo, "ruim", "medo", "se", e,
sempre que possível, os "possessivos".
**
Deixe tempo livre para que a criança possa "ser"-
não a ocupe permanentemente.
**
Reserve alguns momentos para estar "quieto",
junto a ela, simplesmente.
**
Estimule a imaginação e a auto-expressão.
**
Desenvolva uma compreensão do interrelacionamento
de toda a vida, toda a natureza -
pedras, plantas, animais, anjos, devas e o homem.
**
Não considere a criança como sua posse.
Você não a "possui".
Você é simplesmente um custode.
E ela não deve ser moldada segundo as suas idéias,
porque ela já foi criada segundo a idéia de Deus.
**
Saude sempre a presença divina na criança.
Veja-a como um ser total, forte, perfeito, íntegro,
luminoso, repleto de amor e alegria-
uma perfeita expressão do Eu Superior,
o Deus dentro dela.
**
Ouça mais e fale menos.
**
Seja justo.
**
Seja honesto.
**
Ame incondicionalmente, sem nenhum laço
de apego.

Reivindicando as Qualidades



Eu ( seu nome ), sou uma pessoa íntegra,
adoto boas atitudes e metas específicas.
Tenho alto nível de energia, sou entusiástico,
orgulho-me de minha aparência e do que faço.
Tenho senso de humor, muita fé, sabedoria, visão,
empatia e coragem de usar eficazmente meus talentos.
Tenho caráter e sou bem informado.
Minhas convicções são fortes e tenho uma auto
imagem sadia,
paixão pelo que é correto e sólida esperança no futuro.
Sou honesto, sincero, trabalhador.
Sou duro, mas justo e sensível.
Sou disciplinado, motivado e concentrado.
Sou ouvinte bom e paciente, mais ajo
com determinação.
Sou audacioso, autorizado e confiante
mas também humilde, encorajo, procuro o bem,
sou um excelente comunicador
e estou desenvolvendo os hábitos de vencedor.
Sou aluno, mestre e pessoa de iniciativa.
Sou ambicioso e bom jogador de equipe.
Sou estimável, otimista e organizado.
Sou coerente, atencioso e fértil em recurso.
Sou inteligente, competente.
Sou flexível, pontual e econômico.
Sou uma pessoa honrada e realmente grata
pela oportunidade que a vida me deu.
Essas são as qualidades do vencedor que nasci
para ser e estou sinceramente comprometido
a desenvolver essas maravilhosas qualidades
que me foram confiadas.

**

Pela noite: hoje vou dormir maravilhosamente bem.
Terei sonhos bons e positivos,
acordarei energizado e revigorado e o dia de amanhã
será magnífico.

**

Pela manhã: hoje e o primeiro dia do resto da minha
vida, ele é maravilhoso.
**
(Desconheço o Autor)

Oração de Deus



O dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais.
O maior mistério? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O sentimento mais ruim? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A proteção efetiva? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mndo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais.
As mais belas de todas as coisas? O amor.

**

(Madre Tereza de Calcutá)

Novo Tempo



No novo tempo
apesar dos castigos
Estamos crescidos
Estamos atentos
Estamos mais vivos
Pra nos socorrer
No novo tempo
Apesar dos perigos
De todos pecados
De todos enganos
Estamos marcados
Pra sobreviver
Pra que nossa esperança
Seja mais que vingança
Seja sempre o caminho
Que se deixa de herança
No novo tempo
Apesar dos castigos
Estamos em cena
Estamos nas ruas
Quebrando as algemas
Pra nos socorrer
No novo tempo
Apesar dos perigos
A gente se encontra
Cantando na praça
Fazendo pirraça
Pra sobreviver

**

(Ivan Lins/Vitor Martins)

Devemos Ler a Bíblia quando:

Quisermos dar bons frutos - João 15
Assaltarem as dúvidas - João 7, 17 / Lucas 11, 1-3
Estivermos sós e atemorizados - Salmos 22, 42, 6-11
e 55, 22 - Hebreus 13, 5
Necessitamos de paz interior - Salmos 1,1; 4; 85
Lucas 10, 38-42 / Romanos 5, 1-5 / Colossenses 3, 15
Necessitamos de oração - Salmos 4; 6; 20; 22; 25; 42
Mateus 6, 5-15 / Lucas 11, 1-3 / João, 17
Estivermos enfermos e na dor - Salmos 32; 38; 41, 2-4; 91
Mateus 26-39 / Romanos 5, 3-5 / Hebreus 12, 1-11
Tiago 5, 11-15
Estivermos na tentação - Mateus 6, 24 / Marcos 9, 42
Lucas 21, 33-36 / Romanos 13, 13 / Tiago 1, 12 / Judas 24, 25
Estivermos na aflição - Salmos 2; 16; 31; 34;37; 38; 40; 139
Mateus 11, 28-30 / João 14, 1-4
Estivermos no cansaço - Salmos 6; 27; 55; 60; 90
Mateus 11, 28-30 / Gálatas 6, 9; 10
Estivermos no agradecimento - Salmos 65; 84; 92; 95; 100
103; 136; 147 / 1a. Tessal. 5, 18 / Hebreus 13, 15
Estivermos na alegria - Filipenses 4 / Salmo 97; 99
Lucas 1, 46-56