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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Explicações Espíritas


Panteísmo
Deus é um ser distinto, ou será,
como opinam alguns,
a resultante de todas as forças e de
todas as inteligências do
Universo reunidas?
***
"Se fosse assim, Deus não existiria,
porquanto seria efeito e não causa.
Ele não pode ser ao mesmo tempo
uma e outra coisa."
"Deus existe; disso não podeis duvidar
e é o essencial.
Crede-me, não vades além.
Não vos percais num labirinto donde
não lograreríeis sair.
Isso não vos tornaria melhores,
antes um pouco mais orgulhosos,
pois que acreditaríeis saber,
quando na realidade
nada saberíeis.
Deixai, conseguintemente,
de lado todos esses sistemas;
tendes bastantes coisas que vos
tocam mais de perto , a começar
por vós mesmos.
Estudai as vossas próprias imperfeições,
a fim de vos libertades delas,
o que será mais útil do que pretenderdes
penetrar no que é impenetrável."
Que se deve pensar da opinião
segundo a qual os corpos da Natureza.
todos os seres,
todos os globos do Universo seriam
partes da Divindade e constituiriam,
em conjunto, a própria Divindade, ou,
por outra,
que se deve pensar da
doutrina panteísta?
"Não podendo fazer-se Deus,
o homem quer ao menos ser uma
parte de Deus."
Pretendem os que professam esta
doutrina achar nela a demonstração
de alguns dos atributos de Deus:
Sendo infinitos os mundos, Deus é,
por isso mesmo, infinito;
não havendo o vazio, ou o nada
em parte alguma,
Deus está por toda parte;
estando Deus em toda parte,
pois que tudo é parte integrante de Deus,
ele dá a todos os fenômenos da
Natureza uma razão
de ser inteligente.
Que se pode opor a este raciocínio?
"A razão. Refleti maduramente
e não vos será difícil
reconhecer-lhe o absurdo."
Esta doutrina faz de Deus um ser
material que, embora dotado
de suprema inteligência,
seria em ponto grande o que somos
em ponto pequeno.
Ora, transformando-se
a matéria incessantemente, Deus,
se fosse assim,
nenhuma estabilidade teria;
achar-se-ia sujeito a todas
as vicissitudes,
mesmo a todas as necessidades
da Humanidade;
faltar-lhe-ia um dos atributos
essenciais da Divindade:
a imutabilidade.
Não se podem aliar as propriedades
da matéria à idéia de Deus,
sem que ele fique rebaixado ante
a nossa compreensão e não haverá
sutilezas de sofismas que cheguem
a resolver o problema da sua
natureza íntima.
Não sabemos tudo o que ele é,
mas sabemos o que ele não pode deixar
de ser e o sistema de que tratamos
está em contradição com as suas
mais essenciais propriedades.
Ele confunde o Criador com a criatura,
exatamente como o faria
quem pretendesse que engenhosa
máquina fosse parte integrante do
mecânico que a imaginou.
A inteligência de Deus se revela
em suas obras como a de um pintor
no seu quadro;
mas, as obras de Deus não são
o próprio Deus,
como o quadro não é pintor que o
concebeu e executou.

Um comentário:

Claudenir disse...

Boa Tarde gostaria que você me expplicasse um trecho do evangelho segundo o espiritismo ,capitulo IV do 7 ao 10.