SEJA UM SEGUIDOR MEU

VENHAM PARTICIPAR DO MEU CANTINHO, E SEJA UM SEGUIDOR MEU, AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR UM POUQUINHO DE CADA TEMA.

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Três Crivos




...certa feita, um homem esbaforido
achegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe
aos ouvidos:
- Escuta, na condição de teu amigo,
tenho alguma coisa muito grave para dizer-te,
em particular...
- Espera!...ajuntou o sábio prudente.
Já passaste o que me vais dizer
pelos três crivos?
- Três crivos? - perguntou o visitante,
espantado.
- Sim, meu caro amigo, três crivos.
Observemos se tua confidência passou por eles.
O primeiro, é o crivo da verdade.
Guardas absoluta certeza,
quanto aquilo que pretendes comunicar?
- Bem, ponderou o interlocutor, -
assegurar mesmo, não posso...
Mas ouvi dizer e...então...
- Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo
segundo crivo, o da bondade.
Ainda que não seja real o que julga saber,
será pelo menos bom
o que me queres contar?
Hesitando, o homem replicou:
- Isso não...Muito pelo contrário...
- Ah! - tornou o sábio -
então recorramos ao terceiro crivo,
o da utilidade,
e notemos o proveito do que tanto te aflige.
- Útil?!...aduziu o visitante ainda agitado.
- Útil não é...
- Bem - rematou o filósofo num sorriso,
- se o que tens a confiar não é verdadeiro,
nem bom e nem útil,
esqueçamos o problema e não te preocupes com ele,
já que nada valem casos sem edificação para nós...
Aí está, meu amigo, a lição de Sócrates,
em questões de maledicência...

**

IRMÃO X

**

Página recebida por Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário: