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quarta-feira, 31 de março de 2010

Escrava Anastácia




Nossa Querida Umbanda


Do até aqui exposto, facilmente
se poderá deduzir que,
na conformidade de suas atribuições
e face a elas,
o que deveria se observar ou,
melhor dizendo,
o que seria o certo,
seria o se obedecer ao seguinte:
Aberta ou iniciada a sessão
(gira ou engira) e,
ato contínuo, feitas as orações
ou preces, pelo seu dirigente,
chamar-se-ia, de início,
as Iaras que, como se disse
linhas atrás, são as Entidades
ou Espíritos encarregados
da limpeza fluídica do Terreiro e,
desta forma,
a segurança e perfeição
dos trabalhos a serem realizados.
Isto feito, chamar-se-ão os Pretos Velhos,
aos quais cabe a firmeza ou segurança
dos trabalhos
(sessão, gira ou engira).
São eles, os Pretos Velhos que,
com seus resmungos, seus xingamentos
amigos, suas baforadas de charuto,
por vezes bem mal cheirosos
ou cachimbo, vão segurar,
ou firmar a corrente, isto é,
a realização dos trabalhos no Terreiro.

***

Se, a todos, fosse dada a possibilidade
de ver (ter vidência),
iriam verificar que,
embora não materializados
(vamos assim dizer), há sempre
um ou mais Pretos Velhos nos cantos
dos Terreiros,
quando em funcionamento.
Como tal não poderá ser comumente
observado, o que terá de se fazer
é justamente, o se deixar,
a um dos cantos do Terreiro,
um Preto Velho "incorporado".

***

Observados que sejam esses detalhes,
chamar-se-ão, para trabalharem,
os CABOCLOS (de Xangô, Ogum, Oxóssi,
ou seja lá o que for,
e isto de acordo com os trabalhos
que devem ser realizados.
Tais Entidades ou Espíritos são,
na verdade,
os que fazem ou realizam os "trabalhos",
atendendo aos que o procurem
para serem consultados.
Constituem eles, portanto,
a verdadeira e mais forte parte dos
trabalhos, por isso que,
justificando sua razão de ser,
atendem eles, propriamente dito,
à prática da caridade.
Bem se poderia assim dizer que,
praticamente o trabalho dos Caboclos
é a verdadeira sessão (gira ou engira)
nos Terreiros de Umbanda.

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